Homenagem Bodas 2024

CPM - Centros de Preparação para o Matrimónio

Mensagem aos noivos (Pe. Rui Pontes)
Caros amigos, estais a preparar a caminhada para um projeto de vida que quereis ser sólido e fecundo, não apenas contando com as vossas forças, mas acima de tudo, tendo a presença de Deus. Esperamos poder contar com a vossa presença nos Centros de Preparação para o Matrimónio.    

O CPM é um movimento da Igreja que tem como objectivo dedicar-se à preparação dos noivos para o Matrimónio.
Tem como finalidade promover sessões com pedagogia e metodologia própria, baseadas na revisão de vida e testemunho vivencial (…), apoiados na reflexão e no diálogo conjugais.

O CPM pretende ajudar os noivos a:

Preparar o seu matrimónio
Reflectir sobre o seu noivado
Dialogar sobre a validade das suas ideias e dos seus comportamentos para, desta forma:
  • Despertar ou fazer crescer a fé em Jesus Cristo;
  • Validar as suas ideias e os seus comportamentos, principalmente através do testemunho de outros noivos e casais;
  • Fazer a aprendizagem de diálogo entre os dois;
  • Reflectir sobre situações que afectam a harmonia das relações entre os elementos do casal de modo a desenvolver atitudes de superação dessas situações;
  • Desenvolver atitudes e valores que desencorajem o recurso ao divórcio e ao aborto, contribuindo para a estabilidade da família;
  • Formar no âmbito do planeamento familiar, capacitando os novos casais no sentido de uma paternidade consciente e responsável.

COMO FUNCIONA? Atualmente, são propostos seis temas:

1º TEMA – UMA COMUNIDADE DE AMOR 

Amor que nos une, que nos complementa um ao outro com todas as nossas diferenças e defeitos, Amor que cresce e faz crescer o outro em nós. 

2º TEMA – NOVA SITUAÇÃO - NOVAS EXIGÊNCIAS 

O casamento coloca-nos perante um nova situação. A partilha da liberdade, a família do outro e a educação dos filhos são algumas das exigência da vida conjugal. 


3º TEMA – DIÁLOGO E GESTOS DE AMOR 

O homem e a mulher são dois seres diferentes mas complementares. A sua realização passa pela comunhão de vida e do amor conjugal – amor humano, total e fiel. 

4º TEMA – A FECUNDIDADE DO CASAL 

O amor é, por natureza, fecundo. O amor conjugal deve ser um amor realizador, aberto à vida e aos outros – sociedade civil, Igreja, entre outros 

5º TEMA – MATRIMÓNIO - SACRAMENTO 

Casar pela Igreja deve resultar duma coerência de vida. Pelo matrimónio participamos no amor de Deus, renovamos a aliança com Ele e assumimos o projecto de viver o Evangelho a dois em “Igreja Doméstica”. 

6º TEMA – O AMOR AO LONGO DA VIDA 

O amor constrói-se ao longo da vida. São as atitudes e os gestos do dia a dia que o alimentam e o fazem crescer.



Sem comentários:

Enviar um comentário